Criar uma Loja Virtual Grátis
internacional

 

 

Um pouco da história dos anos 60: música, contextualização histórica e alguns pontos importantes

Janis+Joplin

Janis Joplin.

Considerada uma das melhores décadas, a década dos anos 60 foi muito importante, marcada por grandes acontecimentos e movimentos sociais a favor de importantes causas. Inúmeros fatos do contexto econômico, político e cultural  e que até a década de 50 eram inaceitáveis, a partir dos anos 60 passaram a ser mais debatidos por grupos de contracultura que buscavam maior aceitação, liberdade, pacifismo e oposição à sociedade de consumo vigente. Não para menos, a euforia do rock and roll, a ideologia do movimento hippie e a força jovem caracterizaram os anos 60 como os “anos rebeldes”.

Esta década é inesquecível para o mundo da  musical. Nomes como Bob Dylan Beatles, Janis Joplin, Jimi Hendrix entre outros, eternizam-se na história da música como grandes influências para os movimentos e o “pensamento” dos grupos sociais da década de 60.

A história da música nos anos 60

A rebeldia da juve

Elvis_Presley_

Elvis Presley.

atitude, que vinha se anunciando desde a década de 50, encontra nos anos 60 idade fértil para aflorar-se. A música tornou-se caminho de expressão e revolta contra a Guerra do Vietnã, a construção do Muro de Berlim, os conflitos  entre Israel, Síria Egito e Jordânia e outros marcos históricos da década, e muitos grupos e cantores passaram a figurar na cena musical como símbolos de protesto. O rock de Dylan, dos Beatles, de Janis e Jimi tornou-se uma corrente poética e revolucionária.  Letras de alto teor combatente e  instrumentos audaciosos de alto volume embalavam os jovens em suas discussões e contestações, fortalecendo a ideia da contracultura, que fincou suas raízes no movimento Paz e Amor do verão de 1967, conhecido com “Summer of Love”  e no histórico festival de Woodstock, que aconteceu em Nova York em 1969.

Imagem

The Beatles, banda inglesa.

Imagem

Jimi Hendrix foi uma das principais atrações do Festival de Woodstock (1969), o ponto alto da contracultura hippie.

Músicas internacionais dos anos 60

As melhores músicas desta década passavam por uma grande fusão como consequência das revoluções sociais, políticas e econômicas. O surf music e outros ritmos dos anos 50 transformavam-se e o rock predominava, fazia de todos os gostos uma mistura, dando origem a muitos outros estilos musicais.  Bob Dylan, Janis Joplin e Hendrix dividiam o palco da música com fenômenos britânicos que invadiram os EUA, como Beatles e Rolling Stones.

Músicas Brasileiras dos anos 60

Imagem

Nos anos 60 começou aqui no Brasil um estilo muito peculiar.  A Bossa Nova e suas batidas de violão deram origem a músicas como Chega de saudade, Canção do Amor Demais, eternizadas pelas rádios. Em 1962 o Brasil enfrentava grandes problemas sociais com greves, agitação cultural e uma circulação e produção de uma cultura nacionalista e de esquerda. O Golpe Militar de 1964 fez da música um protestante legítimo. Ritmos, instrumentos e grandes composições fazem aflorar dois importantes movimentos: O Tropicalismo de Caetano, Gil e Tom Zé e a Jovem Guarda de Roberto e Erasmo.

caetano_veloso

Caetano Veloso.

 

As melhores músicas dos anos 60 são consideradas hoje um berço para a música atual, em que grandes artistas foram consagrados a partir da Bossa Nova levando o nome do Brasil para todos os cantos do mundo.