Considerada uma das melhores décadas, a década dos anos 60 foi muito importante, marcada por grandes acontecimentos e movimentos sociais a favor de importantes causas. Inúmeros fatos do contexto econômico, político e cultural e que até a década de 50 eram inaceitáveis, a partir dos anos 60 passaram a ser mais debatidos por grupos de contracultura que buscavam maior aceitação, liberdade, pacifismo e oposição à sociedade de consumo vigente. Não para menos, a euforia do rock and roll, a ideologia do movimento hippie e a força jovem caracterizaram os anos 60 como os “anos rebeldes”.
Esta década é inesquecível para o mundo da musical. Nomes como Bob Dylan Beatles, Janis Joplin, Jimi Hendrix entre outros, eternizam-se na história da música como grandes influências para os movimentos e o “pensamento” dos grupos sociais da década de 60.
A história da música nos anos 60
A rebeldia da juve
atitude, que vinha se anunciando desde a década de 50, encontra nos anos 60 idade fértil para aflorar-se. A música tornou-se caminho de expressão e revolta contra a Guerra do Vietnã, a construção do Muro de Berlim, os conflitos entre Israel, Síria Egito e Jordânia e outros marcos históricos da década, e muitos grupos e cantores passaram a figurar na cena musical como símbolos de protesto. O rock de Dylan, dos Beatles, de Janis e Jimi tornou-se uma corrente poética e revolucionária. Letras de alto teor combatente e instrumentos audaciosos de alto volume embalavam os jovens em suas discussões e contestações, fortalecendo a ideia da contracultura, que fincou suas raízes no movimento Paz e Amor do verão de 1967, conhecido com “Summer of Love” e no histórico festival de Woodstock, que aconteceu em Nova York em 1969.
Músicas internacionais dos anos 60
As melhores músicas desta década passavam por uma grande fusão como consequência das revoluções sociais, políticas e econômicas. O surf music e outros ritmos dos anos 50 transformavam-se e o rock predominava, fazia de todos os gostos uma mistura, dando origem a muitos outros estilos musicais. Bob Dylan, Janis Joplin e Hendrix dividiam o palco da música com fenômenos britânicos que invadiram os EUA, como Beatles e Rolling Stones.
Músicas Brasileiras dos anos 60
Nos anos 60 começou aqui no Brasil um estilo muito peculiar. A Bossa Nova e suas batidas de violão deram origem a músicas como Chega de saudade, Canção do Amor Demais, eternizadas pelas rádios. Em 1962 o Brasil enfrentava grandes problemas sociais com greves, agitação cultural e uma circulação e produção de uma cultura nacionalista e de esquerda. O Golpe Militar de 1964 fez da música um protestante legítimo. Ritmos, instrumentos e grandes composições fazem aflorar dois importantes movimentos: O Tropicalismo de Caetano, Gil e Tom Zé e a Jovem Guarda de Roberto e Erasmo.
As melhores músicas dos anos 60 são consideradas hoje um berço para a música atual, em que grandes artistas foram consagrados a partir da Bossa Nova levando o nome do Brasil para todos os cantos do mundo.